quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vassoura nova...


...Varre muito bem! Ditado velho e muito usado, principalmente quando o assunto é a equipe.
Lógico, não poderia ser diferente.
Na contratação a gente já diz: contrato de experiência de 3 meses.
Pensa bem: se você estivesse em um contrato de experiência iria trabalhar como durante este tempo? Eu não tenho duvidas que seria muito bem. Hiper bem. Mega bem. Tri bem.
Passou no contrato? Hora de relaxar!
Bom, o que falo é baseado em um pesquisa informal que faço há anos em um supermercado que compro, no minimo um vez por semana.
Eu tenho o cartão da loja, então o meu nome aparece no sistema. Passo o cartão, pago, e quando o caixa me entrega o cupom do caixa e fala: muto obrigada dona Elisa espero que a senhora tenha feito boas compras. Ou qualquer coisa parecida com isso, eu pergunto: estás trabalhando há quanto tempo?
Bingo! O caixa está no contrato de experiência. Nunca, em nenhuma das vezes que falaram o meu nome, foi diferente. Nenhum caso. Zero.
Bom, dai eu logicamente conclui: passou o período de experiência, a convivência com os colegas vai aumentando, e todo mundo vai minando… – nem fala essa coisa de nome do cliente, isso é uma chatice! Não precisa falar, vai por mim. Eu nunca falo e ninguém me cobra. E por ai vai… Daqui a pouco o entrante para de falar.
Eu como cliente, adoro quando escuto o som do meu nome…uma palavrinha amiga, um agradecimento.
Culpa de quem isso?
Na minha humilde opinião a culpa é do gerente da loja.
Pra equipe fazer sempre o que precisa ser feito mesmo quando não tiver ninguém olhando ou mandando é preciso acompanhamento. Treinamento lado a lado, orientação e cobrança é lógico.
E quem é o pato dessa história?
De novo, na minha humilde opinião, o RH. Treina, orienta a falar o que tem que ser falado e manda o cara prontinho pra loja. Lá, ninguém cobra, ninguém acompanha, porque o foco sempre é o operacional.
Eu vou seguir na minha pesquisa informal. Se algum dia mudar, eu aviso mas por enquanto acredito piamente na tese de que vassoura nova varre bem e quando a gente não cuida, vira PUNK ou HIPPIE!

(este artigo resume a forma de treinamento da Planet Limp, o treinamento ombro-a-ombro ("on the job) com o funcionário, sempre com acompanhamento. E foi retirado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário