sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dicas para montar um bom currículo



O currículo é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo. Por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances se recolocar (ou de começar) no mercado de trabalho. Veja as dicas:


1) Seja objetivo

Inclua um pequeno sumário no início do currículo descrevendo qualificações e realizações mais importantes. Esse resumo pode levar o contratante a se interessar pelo restante. Portanto seja sucinto, mas instigante;
 
2) Facilite a Leitura
Use fontes formais, com tamanhos adequados e espaços entre as linhas, pois isso facilita bastante a leitura. Deixe também um bom espaço entre cada campo. E muito importante: cuidado com a ortografia. Uma revisão atenciosa pode pegar erros grosseiros;
 
3) Informe somente o que importa
Listar a escolaridade a partir do nível médio é suficiente. Já os números do RG, ou do título de eleitor, são dados necessários apenas quando a vaga for preenchida, portanto não é preciso colocar no currículo;
 
4) Estruture o documento em campos
Nome, contato, objetivo e experiência profissional, qualificações, formação educacional, cursos e/ou treinamento são algumas sugestões de campos para o currículo. Liste sua experiência profissional começando pelo último emprego. Avalie a necessidade de descrever experiências em áreas diferentes ou de curta duração e dê preferência às principais funções executadas em sua vida profissional;
 
5) Destaque seus contatos
Escreva claramente endereço e os números de telefone residencial e celular. Informe email e possibilidades de contato online (Google Talk, MSN etc). Para vagas na área de Humanas, incluir redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut) também pode ser boa ideia, desde que elas sejam um espelho do seu perfil profissional e não contenham informações pessoais que possam comprometer sua imagem. Cuidado e atenção ao colocar o e-mail: nada de "gatinho@querovc.com.br" Coloque essas informações em um campo separado no final do documento;
 
6) Crie palavras-chave

Segundo o diretor da empresa de recrutamento de executivos Robert Half, Fernando Mantovani, um bom currículo pode ser escrito em duas páginas. Caso o candidato tenha muita experiência e não consiga resumir em apenas duas páginas, é recomendado fazer outro documento para ser apresentado durante a entrevista.

7) O que não colocar 
O currículo funciona como um documento de venda para impulsionar você no mercado de trabalho. É como uma propaganda, por isso, nesse primeiro contato com o recrutador, não é preciso incluir demissões e rebaixamentos, condenações criminais, problemas financeiros, doenças no passado, incapacidades que não o impeçam de realizar o trabalho ou problemas anteriores com abuso de substâncias.

 

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