quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entrevista: MAYRA DI MANNO, Diretora da Planet Limp


A Diretora da Planet Limp, Mayra Di Manno, explica como funciona a empresa e dá detalhes sobre terceirização de serviços. Confira:

Blog Planet Limp: Mayra, por que você escolheu o ramo de prestação de serviços de limpeza?
Mayra Di Manno: Em São Paulo, trabalhei com diversos ramos de atuação, e o que mais me interessou foi o ramo de serviços de limpeza. Trabalhei em duas grandes empresas, multinacionais do setor, uma brasileira e uma norte-americana, que introduziram no Brasil um conceito inovador de serviços de limpeza. Nestas duas empresas, adquiri muita experiência. Acabei juntando umas economias e resolvi voltar para Marília, minha cidade querida, para poder realizar um sonho que era ter o meu próprio negócio. Após estudar o mercado, percebi que havia espaço e demanda na cidade e na região para o tipo de serviço que ofereço.

Blog Planet Limp: O que diferencia a sua empresa das outras empresas existentes no mercado?
Mayra Di Manno: Na verdade, os principais diferenciais são os nossos treinamentos e a qualificação que damos aos nossos profissionais; a personalização dos serviços de limpeza, de acordo com cada cliente, e, aqui em Marília, o diferencial foi oferecer serviços de limpeza doméstica, somos pioneiros na área.

Blog Planet Limp: Explique melhor a respeito do treinamento, por que os treinamentos são um diferencial tão importante, como é feito este treinamento?
Mayra Di Manno: Nosso treinamento é baseado em um conceito norte-americano chamado "treinamento de pessoas on the job". Ou seja, os recém-contratados são treinados por um profissional experiente, que faz o serviço explicando ao recém-contratado como são os procedimentos, como um professor mesmo. Em seguida esse recém-contratado vai realizando os serviços sob supervisão, pois "on the job" envolve justamente um conceito de que "as pessoas aprendem fazendo". Além disso, temos todos os nossos treinamentos em vídeo, para facilitar o aprendizado dos novos funcionários, que são avaliados periodicamente.

Blog Planet Limp: Sabemos que a empresa presta diversos tipos de serviços, mas existe um serviço principal? Qual é o forte da empresa, o "carro-chefe", por assim dizer? 
Mayra Di Manno: Sim, realmente, prestamos serviços de limpeza comercial; pós-obra; doméstica; pequenos reparos, como hidráulica, elétrica e pintura; jardinagem; copa e recepção; portaria e limpeza pós-festa. Estamos nos saindo muito bem na área de limpeza pós-obra, principalmente em grandes condomínios, como o que está sendo construído pela Rodobens em Marília e em outras obras como as que estamos realizando em Mirassol, Lins e Botucatu. Estes são grandes empreendimentos e a Planet Limp realiza os serviços de limpeza pesada e limpeza fina, deixando as casas prontas para mudança das pessoas.

Blog Planet Limp: Mayra, com relação à terceirização. Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre terceirizar ou não os seus serviços. Por que a terceirização seria a melhor opção? 
Mayra Di Manno: Toda empresa tem uma atividade principal, que é aquilo que ela produz, ou aquilo que ela vende ou o serviço que ela presta. A terceirização é a maneira mais inteligente de uma empresa se concentrar na realização das atividades que são a razão de existir da empresa. Por exemplo: em uma clínica médica, as pessoas não devem ter a preocupação de "quem vai varrer o escritório hoje" ou "quem vai tirar o lixo", "quem vai limpar as mesas", essas coisas. O foco ali é a prestação de serviços médicos. Ao deixar a limpeza por nossa conta, além de prestar melhor o serviço ao qual se destina, a empresa também se livra de encargos trabalhistas, que ficam totalmente a cargo da Planet Limp. A terceirização dos serviços de limpeza é essencial ao empresário que pretende crescer, aumentar suas vendas, aumentar sua produtividade, pois estará investindo todos os seus esforços naquilo que realmente interessa, e deixando a limpeza sob a responsabilidade de quem realmente entende!

Blog Planet Limp: Mayra, uma última pergunta. Geralmente, o mercado de serviços sofre com a elevada rotatividade de mão de obra. Como você lida com essa questão dentro da sua empresa? 
Mayra Di Manno: Realmente, existe a rotatividade de mão de obra, e não apenas no mercado de serviços, mas também em muitas outras áreas. Na Planet Limp, procuramos envolver o funcionário no nosso projeto, buscando o seu aprimoramento pesssoal e o consequente crescimento pessoal advindo daí. E, principalmente, temos uma política interna de promoção dos nossos funcionários a postos de trabalho mais elevados na hierarquia da empresa, com aumento de salários e benefícios, o que os estimula a permanecer na empresa. Ou seja, investimos em nosso quadro de pessoal, para que melhore cada vez mais.

 

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