quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Limpeza e Saúde Pública

A Revista HigiPlus é a primeira publicação do mercado de limpeza profissional, e traz informações importantes sobre as atividades de limpeza profissional, tais como tecnologias, produtos químicos, equipamentos, ferramentas, acessórios, descartáveis, serviços, além de outros temas de interesse, tanto de empresas e profissionais do ramo como também do público em geral, potenciais clientes e parceiros.
Na última edição, a revista trouxe matéria ressaltando a importância da indústra de limpeza na promoção da saúde pública. 
Segundo a publicação, a limpeza é a primeira defesa contra ameaças de vírus e doenças endêmicas. Nos serviços de saúde, a importância da limpeza, da desinfecção e da esterilização demanda extremo rigor. No entanto, fora deles, como por exemplo, em escolas, escritórios e transportes públicos, o valor da limpeza é menos compreendido. As pessoas, de um modo geral, pensam em limpeza apenas de uma forma visual, e não com foco em saúde, eliminação de bactérias, vírus, ácaros, enfim, uma infinidade de micro-organismos que causam doenças e ameaçam a saúde. 
A matéria cita, ainda, um projeto de pesquisa chamado "Cleaning for Health - Limpando pela Saúde", que vem sendo realizado há dois anos pelo World Federation of Building Service Contractor, que realiza pesquisas como por exemplo, o estudo de produtos químicos e o combate a vírus e bactérias.
Vale lembrar que a Humanidade, ao longo dos séculos, passou por grandes epidemias e pandemias de doenças em virtude da falta de higiene e limpeza, destacando a peste bubônica ou peste negra, que dizimou um terço da população européia no século XIV. Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente. A doença era transmitida pelas pulgas dos ratos.
A doença só foi controlada quando foram adotadas medidas de higiene e limpeza.
Menciono este exemplo extremo para ressaltar a importância de termos ambientes limpos, higienizados e bem cuidados, tanto em hospitais, clínicas e postos de saúde como também nas ruas, lojas, supermercados, escritórios, indústrias, ambientes públicos e em nossas casas. 
Inúmeras doenças são causadas pela falta de higiene, como por exemplo hepatite A, leptospirose, disenteria, esquistossomose, febre tifóide.
Muitas vezes é a diferença entre sujeira e limpeza que irá salvar uma vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário