segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Panorama Geral - Terceirização de Serviços de Limpeza

Comentário sobre o setor de limpeza no Brasil, extraído do site do Sebrae-SC, trecho do artigo de FABIO DE OLIVEIRA NOBRE FORMIGA
O mercado de serviços de conservação e limpeza pode ser considerado um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas. Embora houvesse prestadores de serviço atuando há muitos anos no setor, a maioria das grandes empresas utilizava uma equipe própria de limpeza. O serviço era executado sem técnicas adequadas ou equipamentos e produtos profissionais, pois as atividades não representavam a principal função da organização e os clientes ainda não davam tanta importância para a higiene do recinto na aquisição de produtos e serviços.
A partir dos anos 80, o segmento começou a se profissionalizar. O surgimento do conceito estratégico de terceirização alavancou o mercado de prestação de serviços. Trata-se de uma técnica de gestão que permite um processo gerenciado de transferência das atividades de apoio para outros prestadores de serviços, para que a empresa possa se concentrar na sua atividade-fim, essencialmente ligada ao seu negócio. Assim, tarefas acessórias como segurança, portaria, copa, manobrista, recepcionista, atendimento, jardinagem, transporte, manutenção predial, alimentação, e principalmente conservação e limpeza, passaram a ser desempenhadas por outras empresas especializadas.
A terceirização também se mostrou eficiente para a redução dos custos fixos. As organizações agora não precisam mais arcar com um amplo e pesado contingente de funcionários ligados às áreas de apoio, além de poderem contar com outras empresas mais eficientes para executar tais atividades.
O aumento da competição e da exigência de clientes com a conservação e limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de tais serviços, apesar de ser considerado acessório, fosse acompanhado com mais atenção. A terceirização não significa deixar as atividades de apoio em segundo plano, mas justamente ao contrário, obter uma performance melhor através de prestadores de serviço especializados. O cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se concentrar no core business de seu negócio. Com o tempo, são formadas parcerias estratégicas capazes de alavancar seus principais projetos e estimular o crescimento de ambas as empresas.

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