Comentário sobre o setor de limpeza no Brasil, extraído do site do Sebrae-SC, trecho do artigo de FABIO DE OLIVEIRA NOBRE FORMIGA
O mercado de serviços de conservação e limpeza pode ser considerado 
um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas. 
Embora houvesse prestadores de serviço atuando há muitos anos no setor, a
 maioria das grandes empresas utilizava uma equipe própria de limpeza. O
 serviço era executado sem técnicas adequadas ou equipamentos e produtos
 profissionais, pois as atividades não representavam a principal função 
da organização e os clientes ainda não davam tanta importância para a 
higiene do recinto na aquisição de produtos e serviços.
 
A partir 
dos anos 80, o segmento começou a se profissionalizar. O surgimento do 
conceito estratégico de terceirização alavancou o mercado de prestação 
de serviços. Trata-se de uma técnica de gestão que permite um processo 
gerenciado de transferência das atividades de apoio para outros 
prestadores de serviços, para que a empresa possa se concentrar na sua 
atividade-fim, essencialmente ligada ao seu negócio. Assim, tarefas 
acessórias como segurança, portaria, copa, manobrista, recepcionista, 
atendimento, jardinagem, transporte, manutenção predial, alimentação, e 
principalmente conservação e limpeza, passaram a ser desempenhadas por 
outras empresas especializadas. 
 
A terceirização também se 
mostrou eficiente para a redução dos custos fixos. As organizações agora
 não precisam mais arcar com um amplo e pesado contingente de 
funcionários ligados às áreas de apoio, além de poderem contar com 
outras empresas mais eficientes para executar tais atividades. 
 
O
 aumento da competição e da exigência de clientes com a conservação e 
limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de 
tais serviços, apesar de ser considerado acessório, fosse acompanhado 
com mais atenção. A terceirização não significa deixar as atividades de 
apoio em segundo plano, mas justamente ao contrário, obter uma 
performance melhor através de prestadores de serviço especializados. O 
cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se 
concentrar no core business de seu negócio. Com o tempo, são formadas 
parcerias estratégicas capazes de alavancar seus principais projetos e 
estimular o crescimento de ambas as empresas. 
 

 
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