segunda-feira, 11 de março de 2013

A qualidade mais importante de um empreendedor não é a honestidade ou a integridade

Qual é o componente vital para a carreira de um empreendedor que faz com que todo o resto se torne irrelevante?

Bem Horowitz, sócio fundador de uma empresa de venture capital no vale do silício Andreessen Horowitz, fez uma importante observação sobre empreendedorismo.
Horowitz estava correndo atrás dos fatores que garantem um grande investimento. Um desses fatores é a equipe, ou mais especificamente, o empreendedor.
Horowitz disse ainda que o empreendedor é muito mais importante do que a ideia – porque se a ideia é ruim, um grande empreendedor vai enxergar isso rapidamente e, em seguida, mudar a ideia.
Horowitz percorreu vários exemplos disso, incluindo PayPal, Google e outros produtos de sucesso.
Os grandes empreendedores, segundo as pesquisas e observações de Horowitz têm 2 qualidades fundamentais:
  1. Brilho.
  2. Coragem.
A razão pela primeira característica é óbvia.
A razão da segunda característica, segundo Horowitz, é que as outras virtudes que todos querem enxergar em pessoas de sucesso: honestidade, integridade e etc. que é o resultado do fluxo de coragem.

E, se você não tem coragem, em momentos de estresse, as virtudes de integridade, honestidade podem rapidamente cair no esquecimento.
Especificamente, Horowitz diz que se você não tem coragem, você não vai ser honesto e vai se machucar com isso (quando a ideia em que você apostou sua empresa e reputação for ruim).
E se você não tem coragem, você não vai ter coragem de sair de uma boa oportunidade que lhe dá segurança para perseguir uma oportunidade que a maioria das pessoas classifica como loucura.
A exemplo disso, Horowitz apontou para Mark Zuckerberg e Bill Gates, que ambos desistiram de Harvard e Steve Jobs e Larry Ellison, que desistiram de outras faculdades.
Todos esses corajosos 4 homens estavam em carreiras que poderiam lhes levar ao sucesso. Ou pelo menos a alguma definição de sucesso que servem para as outras pessoas, mas não serviu para eles.
E por isso, todos eles se afastaram de suas “carreiras de sucesso” para correrem atrás do seu significado de sucesso.
Em retrospecto, a decisão que tiveram que fazer parece ter sido óbvia. Na época, não queria dizer nada. Era apenas mais uma ideia, mais um dilema, mais uma dúvida.
Por isso, além de brilho nos olhos, o mais importante em um empreendedor precisa ser a coragem para mergulhar naquilo que faz o seu sangue correr em suas veias.

É preciso muita coragem para conseguir sucesso na escalada do empreendedorismo.

Este artigo foi originalmente publicado neste link aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário