(Matéria muito interessante. Simplicidade pode ser o caminho do sucesso...) 
O uso de ingredientes simples, que estão à mão, na despensa de casa, 
norteia renomados chefs na composição de seus pratos muito antes da 
gastronomia alcançar a popularidade que tem hoje. A máxima "menos é 
mais" serve também para a confeitaria. Em São Paulo, a empresária Renata
 Frioli comprova que para fazer um bom bolo não são necessários quilos 
de recheios esquizofrênicos ou confeitos importados. Na Bolo à Toa, sua 
loja em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, os clientes encontram bolos 
de receitas simples, como os feitos por vovós. 
"Quando decidi abrir a Bolo à Toa nem pensei na moda de lojas 
especializadas em um produto só. Eu me baseei nas minhas experiências. 
Queria comer um bolo simples e não era tão fácil de encontrar", explica a
 dona do negócio.
Fundada em 2011, a loja chega a comercializar até 5 mil unidades
 de bolos por mês e prepara-se para a abertura de duas novas unidades. A
 primeira delas será inaugurada ainda em 2013, no bairro Itaim. 
Demorei
 até começar a expansão porque é um passo que exige cuidado", explica a 
proprietária. De acordo com Renata, o produto com que trabalha segue um 
alto padrão de qualidade e, para mantê-la diante do crescimento do 
negócio, é necessário pensar muito bem na expansão. "As pessoas 
perguntam quando eu vou começar a fazer entregas. Por enquanto, não dá! 
Só teremos um serviço de delivery quando eu encontrar uma forma de 
manter o padrão de qualidade que ofereço na loja. Funciona assim também 
com o número de lojas", explica. 
O sucesso da Bolo à Toa não passa despercebido por investidores.
 No entanto, massificar a ideia não faz parte dos planos de Renata. 
"Recebo muitas propostas para transformar a marca em franquia. Mas 
recuso todas porque o foco são as lojas próprias. Seria muito difícil 
manter a mesma qualidade", conta. 
 Com foco no cliente final, a empresária ainda estabelece alguns 
limites para o negócio não se descaracterizar. Na loja, são vendidas 
unidades inteiras, que custam entre R$ 18 a R$ 22. "Também lançamos 
alguns sabores ao longo do ano, como na Páscoa. Mas são edições 
limitadas, que custam entre R$ 22 e R$ 25", explica.
 As receitas de Renata são tradicionais: ovos, farinha, leite, 
açúcar e fermento. Dessa base, 16 sabores são comercializados no local. O
 carro-chefe é o bolo de limão e iogurte. Mas o de fubá também atrai os 
clientes. "Nossos bolos são artesanais. O fubá é feito em um moinho de 
pedra com milho da fazenda mesmo", orgulha-se. "Sou neta de mineiros e 
morei no interior de São Paulo, então, o bolo sempre esteve na minha 
vida e mexe com a memória afetiva. Quando abri a loja, vi que eu não era
 só eu que sentia saudade de comer um bolo de avó", justifica.
Publicado originalmente aqui neste link, Estadão PME.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário